

O PORTAL DA MEMÓRIA VIGIENSE

Cantores, Músicos e Compositores de Vigia



Nonato Leal

Raimundo Nonato Barros Leal (Nonato Leal). No dia 23 de julho 192, nasceu na cidade da Vigia (PA). O professor, músico e compositor Nonato Leal aos 8 anos de idade inicia com seu pai sua vida musical. Com 10 anos se apresentava ao público pela primeira vez tocando violino. Aos 13 anos começa a tocar banjo e aos 15, bandolim, violão tenor e viola. Aos 18 anos inicia o aprendizado de violão. Com 19 anos, compõe a primeira música chamada “Tauaparanassu”.
Foi para Belém aos 20 anos onde tomou parte do Cast. Artístico da PRC-5 Rádio Clube do Pará. Em 1945 se apresenta na radio nacional – RJ no programa Papel Carbono (Renato Murce) e tira nota 10, imitando o violonista Dilermano Reis com a música “Se Ela Perguntar”. Em 1950, ingressa na rádio Marajoara (PA) e excursiona pelo interior do Pará com os músicos e cantores do Cast. da emissora.
Em fevereiro de 1952, chega a Macapá (onde reside até hoje) a convite do seu irmão Oleno Leal, onde é convidado a fazer parte da rádio Difusora de Macapá. Em 1953 conhece Paracy Jucá Leite, com quem se casa, em 1954.
Tocou com artistas renomados como ANGELA MARIA, NELSON GONÇALVES, WALDICK SORIANO, CARMEM COSTA, CARLOS GALHARDO, JOÃO DO VALLE, LUIS GONZAGA, ARNALDO RAYOL, AGNALDO RAYOL. Também com o TRIO MUIRAQUITÃ, SEBASTIÃO TAPAJÓS, NILSON CHAVES, WALTER BANDEIRA, LUCINHA BASTOS, entre outros.
Excursionou pelo interior do Amapá sob o patrocínio do Governo. Participou da Semana de Arte Amapaense em 1981 e 1984. Em 1958 fez vários programas nas RÁDIOS DRAGÃO DO MAR, VERDES MARES E UIRAPURU no estado do Ceará. Compôs vários sambas- enredo para diversas escolas de samba do Amapá. Em 1982 e 1983 participou dos recitais de violão da REDE NACIONAL DA MÚSICA (FUNARTE). Em 1987 participou também do recital didático VILLA-LOBOS, curso de violão do SESC. Foi professor de violão na escola “WALQUIRIA LIMA” de 1970 a 1988.
Adilson Alcântara |
Cantor

Adilson Alcântara E músico, cantor, compositor, humorista e Produtor cultural, natural de Vigia de Nazaré-Pa mais reside em Belém do Pará com sua arte que já ultrapassa os 20 Anos de Carreira. .
Suá Trajetória Fonográfica Começa em 1990 quando grava uma damo-tape (faixa demonstrativa) da música " As Criancas Latinas" de Edir Gaya. Em 1998 Lançou o Seu 1 º Cd solo: "Tributo à Cidade Em Romaria". Em 2004 lançou CD "Cantar", Produzido por Nilson Chaves.
Participou Vários CDS coletâneas Made in Pará I, Made in Pará II Cantando Pelo social, a Festa de Boi no Céu, Festival de Música Popular Paraense, a Quinta Cultural do Banco da Amazônia e etc .. suas composições gravadas por outros Intérpretes Como: Olivar Barreto, Lucinha Bastos, Fabrício dos Anjos, Maria Lídia, Mahrco Monteiro, Nilson Chaves, Pinduca e muitos outros.
Ailson |
Violonista

Ailson mostra sua habilidade com instrumentos de corda e na sua vida de compositor, sempre se destacou pela sua habilidade no violão.
Silvio Guedes |
Artista Plástico e Músico

Silvio Guedes sempre apresentou sua intimidade com instrumentos de corda e na sua vida de compositor, sempre tocando nas noites de Vigia, se destaca pela sua habilidade no violão. Lembrando que tem sua rópria marca é mestre na fabricação de instrumentos estilizados.

Izaque| (In memorian)
Cantor

Participou de vários grupos de pagode de Vigia como cantor e puxador da Escola de Samba Estação Primeira da Vigia.
Ivan Cardoso| (In memorian)
Cantor

Sandro Ferreira |
Guitarrista


Natanael Barbosa |
Músico

Compositores de Vigia
Izidoro de Castro |
Compositor e Músico
Seu nome ficou marcado na História da Música Popular Brasileira pelo dobrado "Saudades de minha terra" que por muito tempo foi dado como de autor anônimo mas que, graças à pesquisa de Vicente Salles, ficou a autoria como sendo considerada dele. A primeira gravação do dobrado ocorreu em 1913, em disco Odeon pela Banda do 10º R.I do exército com arranjos de Eduardo F. Martins, sem constar contudo o nome do autor. Na mesma época, foi feita uma gravação em solo de flauta na Favorit Record por instrumentista desconhecido e novamente sem a indicação da autoria. Em 1942, em plena Segunda Guerra Mundiual foi feita uma nova gravação do dobrado, dessa vez pela Banda do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro em disco Victor e a autoria apareceu no selo do disco como sendo de domínio público. O dobrado "Saudade da minha terra" foi novamente gravado em 1959, no LP "Dobrados" lançado pela RCA Victor com a Banda do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal com regência do tenente Luis Paulo da Silva.
Alcemir Pinheiro |
Compositor

Alcemir Pinheiro é um dos compositores mais conceituados de Vigia, criador das mais famosas marchinhas do carnaval vigiense, autor das letras do BLOCO AS VIRGIENSES, BLOCO CABRASSURDOS e BLOCO GAIOLA DAS LOUCAS, suas musicas ainda ecoam nas paredes dos casarões históricos da cidade de Vigia de Nazaré e eclodem no cantar dos partícipes do bloco “As Virgienses” que embalam um coro dizendo: “Nós somos as Virgienses... Nós somos as Virgienses... Ninguém pode não com a gente... E se quiser você pode entrar... Então venha brincar com a gente” . Esse cantar eufórico típico do carnaval, hoje, pode ser ouvido nas esquinas das ruas estreitas de Vigia de Nazaré/PA. Salve, Salve, o compositor Alcemir Pinheiro, que além dessas também é autor de outras composições do carnaval vigiense.
Wilkler Almeida |
Artista Plástico, Escritor e Compositor

Wilkler Almeida, coordenou e compôs todas as letras utilizadas nas apresentações do Grupo de Carimbó "Uruitá", tendo anos depois as mesmas composições tocadas em outros ritmos por artistas vigienses, como: reggae e rock, também compôs o Enredo da Estação Primeira da Vigia, no qual também cantou juntamente com o cantor Izaque (in Memorian).
Bandas e Grupos musicais de Vigia
Grupo da Terra ou Banda Vênus
Integrantes:
Miltinho Abreu (Vocalista)

Jairo (violonista e guitarrista)
Jucenildo e seus teclados


Banda Swing Moleque

Banda Arcana
Banda Jahmaroc Roots

Banda Sarará Malino



Banda Forró do Sacana

Banda Belém

Banda AL4

Pagode do Cequinho

Grupo S di Samba


Banda Gospel "Filhos de Asafe"


Daniel Sobral (Cantor Gospel)



MC Gaspar do Norte

Dinner do Cavaco

Dinner nasceu em Vigia em 22 de junho de 1974, neto do Mestre Simi da banda 31 de Agosto, toca cavaco desde os 16 anos e também é artista plástico. Atualmente estuda Engenharia civil na Universidade de santo amaro - UNISA.
fone para contato: (91) 99101-3462 - E-mail: dinner.clay@gmail.com
Banda Zona 3

Banda Vigiense tem o rock como carro chefe e leva no seu nome referência a Zona 3 que é da Colônia de Pescadores de Vigia cadastrado na Marinha do Brasil.
Júlio Leal (Merengó) - In memorian


Banda católica Cruz Sagrada

Banda católica Ministério Bom Pastor

Orquestra de sopro Z3

Mist Kupp
