

O PORTAL DA MEMÓRIA VIGIENSE
Projetos realizados pelo site
Coordenação Geral: Wilton Almeida
Participação: Coletivo dos Pesquisadores, Escritores e Artistas Plásticos de Vigia
Todos os membros do coletivo se encontram no acervo do site em Biografias Vigienses

2015 - CRIAÇÃO DO SITE CULTURAVIGILENGA.COM.BR
O PORTAL DA MEMÓRIA VIGIENSE
Em 2015 criei o Projeto Cultural que consiste na elaboração do site www.culturavigilenga.com.br, com o intuito de ofertar à comunidade em geral, de forma gratuita, conteúdos provenientes de atividades de pesquisa bibliográfica, fotográfica, oral e documental, disponibilizadas em formato digital acessível a diversas plataformas, ainda ajudando artistas plásticos, músicos, escritores, rede hoteleira e comércio local a divulgar serviços de forma igualmente gratuita. O portal também serve de base de estudos novas geração sobreo patrimônio material e imaterial vigiense, ressaltando que os custos de manutenção são viabilizados com recursos próprios e através de pequenas colaborações comunitárias. Desde sua criação, o site registra acessos em mais de 20 países, levando os mais de 400 anos de história do município de Vigia a várias regiões do Brasil e domundo. No ano de 2023, o site foi premiado pelo Governo Federal, através do Ministério da Cultura e Lei Paulo Gustavo - Modalidade Cultura Digital, que possibilitou dar subsídios para a continuidade do acesso gratuito em todas as plataformas digitais. O site é também referência para a composição da expografia do Museu da Vigia, inaugurado em 2004, hoje em plena atividade.

Mídias referentes ao site www.culturavigilenga.com.br

Entre diversos projetos desenvolvidos pelo site www.culturavigilenga.com.br, além dos conteúdos historiográficos disponibilizados para pesquisa livre, destaca-se as intervenções de Arte Urbana, direcionada aos artistas plásticos da cidade, como meio de promoverem seus trabalhos, devidamente remunerados, com pinturas de murais que remetem à cultura local, contando com o apoio comunitário, que cede os espaços a serem ilustrados, tornando-os atrativos para moradores e visitantes.

2016 - MURAIS DA MEMÓRIA VIGIENSE I
MURO DA ESCOLA CASTILHOS FRANÇA - CENTRO DE VIGIA
No ano de 2016 o Projeto Cultural "Murais da Memória Vigiense" foi realizado no muro da fachada da Escola Estadual "Castilho França, em parceria com a diretoria da instituição, com a pintura de autoria coletiva de obras de arte, participando desta ação os artistas plásticos Marcos Pimentel, Wilkler Almeida, Emileno Japa, Jaime e João Paulo Barata.
Ressaltando que no site há uma galeria biográfica, onde todos os artistas, assim como demais agentes culturais da cidade, vivos e falecidos, tem sua trajetória divulgada, visando assegurar a memória dos legados e contribuir para atuação profissional dos mesmos.

2017 - MURAIS DA MEMÓRIA VIGIENSE II
MURO DA ESCOLA PRESIDENTE KENNEDY - CENTRO DE VIGIA
No ano de 2017 o Projeto Cultural Murais da Memória Vigiense tem continuidade com a pintura de obras de arte no muro da Escola Presidente Kennedy, em parceria com a diretoria da Escola. O site culturavigilenga.com e os artistas plásticos Marcos Pimentel, Wilkler Almeida, Emileno Japa e Junior Pintor realizaram uma série ilustrativa baseada em pesquisas historiográficas.



Imagens da realização e resultados da intervenção no muro da Escola "Kennedy"
2018 - MURAIS DA MEMÓRIA VIGIENSE III
SEQUÊNCIA MURO DA ESCOLA PRESIDENTE KENNEDY - CENTRO DE VIGIA
No ano de 2018 o Projeto Cultural Murais da Memó- ria Vigiense realiza o complemento da pintura de obras de arte no muro da Escola Presidente Kennedy, manten- do a parceria da diretoria da Escola com o site culturavigilenga.com.br. Esta ação foi executada pelo artista plástico Marcos Pimentel. As pinturas foram referência como pontos instagramáveis no carnaval daquele ano.

2018 - MURAIS DA MEMÓRIA VIGIENSE IV
MUROS RESIDENCIAIS NA TRAV. VILHENA ALVES - CENTRO DE VIGIA
Ainda em 2018 o Projeto Cultural Murais da Memória foi aplicado em muros de residências da Travessa Vilhena Alves em parceria com moradores e comerciantes, ação executado pelo artista plástico Marcos Pimentel e Emileno Japa.

2019 - MURAIS DA MEMÓRIA VIGIENSE V
MUROS RESIDENCIAIS NA TRAV. JOSINO CARDOSO - CENTRO DE VIGIA
No ano de 2019 o Projeto Cultural Murais da Memória Vigiense realizou a pintura novos murais em vias públicas, sendo cedidos muros da residência do Sr. Pelé, no bairro Bariri. A ação foi executada pelos artistas plásticos Marcos Pimentel, Emileno Japa e Wilkler Almeida. Moradores adjacentes nos parabenizavam pela iniciativa.

2019 e 2020 - TELÃO CULTURAL
AV. MARCIONILO ALVES E PRAÇA PE. ALCIDES PARANHOS - CENTRO DE VIGIA
Como forma de contribuir para a disseminação de informações culturais, através de uma ação voltada à grande demanda turística do Carnaval de Vigia, instalamos duas estruturas com telões em vias públicas: uma à frente da Rádio Moreno Braga (Av. Marcionilo Alves); outra em frente à Igreja de Pedra, onde veiculamos diversas informações inerentes ao site e seu conteúdo.

Estrutura de Telão instalada em via pública

2020 - EXPO ARTE URBANA DE VIGIA DE NAZARÉ
MURO DA ANTIGA PADARIA MODELO - RUA DE NAZARÉ - CENTRO DE VIGIA
No ano de 2020 o Projeto Cultural "Expo Arte Urbana de Vigia de Nazaré" foi agraciado com premiação do Governo Federal através da Lei Aldir Blanc, executada pela Secretaria Municipal de Cultura, com pintura no paredão da antiga padaria modelo, executada pelos artistas plásticos Wilkler Almeida e Marcos Pimentel (artista convidado), com apoio do Sr. Antônio Silva
Imagens da intervenção no muro da
antiga Padaria Modelo, construção da década de 1920, com mural sobre
a resistência da Pesca artesanal


Em 2023, o site www.culturavigilenga.com.br, também obteve premiação na Lei Paulo Gustavo - Modalidade Cultura Digital, dando suporte para a continuidade dos serviços.

2025 - REPRODUÇÃO EM 3D DO ANTIGO CASARIO DE VIGIA DE NAZARÉ
RESGATE VISUAL DO PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO VIGIENSE

A proposta consiste em pesquisas fotográficas e entrevistas, para a composição de imagens digitais dos casarões provenientes dos períodos colonial, imperial e republicano inicial, incluindo exemplares demolidos, resgatando assim a memória sobre o patrimônio arquitetônico do município, podendo ser utilizado para vários fins.
Imagem de parte dos trabalhos a serem direcionados ao
resgate de informações visuais dos antigos casarões.

2025 - GALERIA DE ARTE URBANA DE VIGIA
APROVADO PELO MINISTÉRIO DA CULTURA - PRONAC 247032
2025 - PROJETO REVISTA TURMINHA VIGILENGA
EDIÇÃO ILUSTRADA EM QUADRINHOS, PARA ENSINO INFANTIL SOBRE A HISTÓRIA DO MUNICÍPIO DE VIGIA
2025 - GAME CULTURA VIGILENGA
DESENVOLVIMENTO DE GAME EDUCATIVO, COM CENÁRIOS HISTÓRICOS DO MUNICÍPIO DE VIGIA



2024 - MURAIS DE AUTORIA INDIVIDUAL
ARTISTAS DO COLETIVO DE AÇÕES DO SITE CULTURAVIGILENGA.COM.BR

Imagens de intervenções realizadas em Vigia pelos artistas Wilkler Almeida, Marcos Pimentel e Wander Glayson, com apoio
do site www.culturavigilenga.com.br e Festival Tarrafiada Cultural

MÍDIAS VISUAIS
PANFLETOS, CARTAZES, CAMISAS, WIND BANNERS, PAINÉIS, ADESIVOS


ESCRITÓRIO
ESPAÇO FÍSICO ONDE DESENVOLVEMOS TODOS OS PROJETOS E CONTEÚDOS DO SITE







CELULAR / WHATSAPP
(91)98225-3507
ENDEREÇO ESCRITÓRIO
Rua Josino Cardoso, 156 (entre Duque de Caxias e Rua das Flores - Infografic
Vigia - Pará
CEP: 68.780-000
COORDENADOR GERAL


Wilton Nazareno Almeida Silva
Nascido em 27 de maio de 1981, na cidade de Vigia, Estado do Pará. Datilógrafo profissional, designer gráfico, web designer, pesquisador e produtor cultural cadastrado no Ministério da Cultura.
Meu interesse pelas artes visuais e pela pesquisa se deram desde a instrução primária, no Educandário Nossa Senhora das Neves, prédio do histórico colégio dos jesuítas, em Vigia, integrando-me a atividades diversas no âmbito educacional e litúrgico acerca da Igreja Madre de Deus, participando de eventos artísticos e culturais alusivos à história local, arte sacra e festas religiosas tradicionais.
Visando oferecer à comunidade um meio de referência em pesquisas virtuais sobre a história regional, especialmente do município de Vigia, criei o site www.culturavigilenga.com.br, em 2015, reunindo historiadores, artistas, colaboradores, acervos fotográficos, documentais e Inteligência Artificial (IA) para a elaboração de conteúdos consistentes, disponibilizados gratuitamente, contribuindo para a formações acadêmicas e de modo geral, além de promover ações diversas de fomento às artes, através de intervenções urbanas coletivas, e eventos de culturas populares, através de editais e leis de incentivo, como parte do coletivo organizador do Festival "Tarrafiada Cultural", realizada em quatro edições.