

O PORTAL DA MEMÓRIA VIGIENSE




Efeitos da República em Vigia

Proclamação da República, Obra de Benedito Calixto, 1893Fonte: https://pt.wikipedia.orgA obra retrata o movimento militar que instaurou a República no Brasil, destacando a figura de Deodoro da Fonseca, no centro.
O REGIME REPUBLICANO no Brasil começou em 15 de novembro de 1889, através de um golpe, mas suas raízes remontam à década de 1870, quando manifestos e artigos republicanos começaram a aparecer em jornais como O futuro, no Pará. Esse movimento se fortaleceu, resultando na formação de diretórios partidários, primeiramente em São Paulo, em 1873, e posteriormente, no restante do país. A notícia da proclamação chegou ao Pará dois dias depois, devido à problemas de comunicação telegráfica. A repercussão em Vigia é manifestada cinco dias após o evento no Rio de Janeiro, com publicação oficial no jornal O Liberal da Vigia e transcrita no O Liberal do Pará, com o título "Ao povo Vigiense", informando que os "acontecimentos recentes" geraram grandes mudanças na forma de governo vigente, passando de Monarquia a República, afirmando que o Partido Liberal da cidade havia aderido ao novo sistema. Para a aceitação popular da República era necessário ofuscar as memórias que remetiam ao Império brasileiro; assim, “festas republicanas ou banquetes republicanos” foram promovidos nas capitais e em cidades como Vigia. Na tarde de 31 de novembro de 1889, às 16h, surge no Guajará-mirim o barco a vapor “Bragança”, cheio de alego-rias e bandeiras, soltando foguetes ao se aproximar do porto da cidade. Chefes políticos e membros de partidos recebe-ram os representantes republicanos do Estado. Após o desembarque, foi marcada uma reunião, às 19h, no Paço, sede da Intendência municipal. Após o encontro, a banda sinfô-nica “31 de Agosto” fez um cortejo pelas ruas, enquanto po-pulares davam “vivas à República".



Capa do jornal A República - Belém.Fonte: Biblioteca Nacional, Hemeroteca Digital, jornal “A República”, Belém, 1890, ed. 01, p. 01.
Marechal Manuel Deodoro da Fonseca (1827-1892)Fonte: https://www.brasildefato.com.br
Jornal do partido republicano na Vigia: Cidade da VigiaFonte: Biblioteca Nacional, Hemeroteca Digital, jornal “Cidade da Vigia”, Vigia, 1890, ed. 16, p. 01.O jornal “Cidade da Vigia”, foi criado no dia 01 de março de 1890, tendo como redatores Francisco de Moura Palha e Francisco Abrahão Furtado de Atayde. Circulou na cidade durante o final do século 19 e foi responsável pela campanha e ideias dos republicanos em Vigia de Nazaré.
Fontes consultadas:
- Jornal O Liberal do Pará, 17 de novembro de 1889. Belém, ed. 271 de 30/11/1889, p.02.
- Hemeroteca Digital, jornal “A República”, Belém, 1890, ed. 01, p. 01.
- Biblioteca Nacional, Hemeroteca Digital, jornal “Cidade da Vigia”, Vigia, 1890, ed. 16, p. 01
- https://www.brasildefato.com.brContribuição: Historiadores Felipe Noronha e Igor Gomes da Silva.